quarta-feira, 6 de maio de 2009

REFLEXÃO - JOANA DARC MEDEIROS DE AZEVEDO DA MATA





















Ser mãe vai muito alem de ser mulher, de planejar, gerar, parir ou criar.Ser mãe e conjugar o verbo amar na sua mais poética tradução e ação, criando e se recriando a cada instante com dedicação e amor. Parabéns mãe pelo seu tão merecido dia.

Meu filho,
Quando você nasceu,
Eu criança, tracei uma estrada de esperança...
Na rua que você passasse só haveria flores
Elas seriam para te perfumar, nunca te ferir
Os pingos da chuva nunca iriam te enlamear, só te banhar
O sol para você estaria sempre brilhar, nunca te queimar
As crianças com você iriam sempre brincar, nunca brigar
Estarias sempre atento aos seus conselhos
E a sua vida seria de felicidade
Sem nenhuma necessidade de lutar.

Mas o tempo foi passando...
Você uma criança grande e eu crescendo
Aos poucos fui percebendo que você pisava nas flores que eu cultivava
Fugia da estrada que eu traçava
E se distanciou tanto que já não ouvia meus apelos.
E eu?

Com o sono perdido, me perdia na noite...
Na imensidão das trevas descobria a lua que brilhava.
Ás vezes ficava tão distante que também me perdia
Tal qual estrela cadente no vazio me desprendia
E em meio aos meus pesadelos
Na escuridão encontrava você

Machucado...
Os espinhos das flores que plantei,haviam te ferido.
Desiludido.. . A vida havia te massacrado.
Você estava muito amargo, revoltado...
Recolhia-se em meus braços,
E eu, cheia de amor te acolhia.
Na manhã seguinte descobria que havia sido um sonho
Desanimada, chorava de tristeza.
Sem esperança, descobria que não tinha a quem recorrer

Aos poucos aquela estrada de amargura foi ficando esquecida
E foi aprendendo com a vida, a melhor forma de me conduzir
Pouco a pouco aprendia a ser mãe, e como tal te orientar
Te aceitar , te amar sem tantas expectativas
Dar a você a oportunidade de decidir o espaço que queria ocupar
De plantar suas flores,
Abrir sua própria estrada.
Com livre arbítrio para aproveitar o sol , se bronzear
Segurar a noite para não clarear
Se esconder da chuva temendo se molhar
Ou simplesmente se jogar a ela, só para se refrescar
Mas sem descartar o risco,de cair.
E se isto acontecesse
Aprender a se levantar
Enfim,
Meus temores poderiam ate te divertir
Mas aos poucos estarias descobrir teus próprios temores
E seguir pela estrada que escolhestes
E eu?

Já não te acompanho
Não sei o rumo que procuras
Mas tenho certeza que vais encontrar
E ai sim filho, serás forte
Não terás mais nada há temer
Terás conquistado a liberdade com dignidade
Estarás pronto para constituir uma nova família
Prossegui o ciclo da vida
sentir dores, provar novos sabores
Plantar no mundo flores das mais variadas qualidades
E encaminhar o rebanho que Deus te confiou

Um comentário:

  1. Poesia linda Joana,linda homenagem...ser mae é uma bençao de Deus,estar em todas as fases de sua vida...crescendo se torna ainda mais complicado,pois nao mais os carregamos pelas maos,criamos para o mundo...adorei Poetisa..parabens

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog